terça-feira, 13 de abril de 2010

MULHERES SENTEM DOR ANOS APÓS OPERAÇÃO CONTRA TUMOR

Aproximadamente metade das mulheres que passam por uma cirurgia de câncer de mama sentem dores crônicas dois ou três anos após o tratamento, mostrou um estudo publicado no JAMA(Journal of The American Medical Association).
Segundo o artigo, as mulheres jovens, entre 18 e 39 anos de idade, e aquelas que recebem radioterapia são as mais propensas a desenvolver o problema.
Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, chegaram à conclusão após avaliar 3.754 mulheres entre 18 e 70 anos de idade que tinham passado pelo tratamento cirúrgico do câncer de mama 26 meses antes, em média.
Das mulheres entrevistadas, 47% relataram sentir dor crônica em uma ou mais regiões do corpo. Delas, 13% sentiam dores severas, 39% tinham desconforto moderado e 48% relataram sofrer dores leves.
Entre as que tinham o quadro severo, 77% sentiam dores todos os dias. Só 36% das que relataram sintomas leves tinham dores diárias.Das entrevistadas 58% disseram ter problemas de sensibilidade na axila, no braço e na região da mama.
Estudos tem mostrado que dores persistentes após cirurgias são clinicamente relevantes em pacientes que sofreram mastectomia. Nesses casos vários mecanismos estão envolvidos nas dores, como lesões nos nervos.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Silicone da marca francesa: 25 mil próteses proibidas foram usadas aqui.

Este é o número da marca Poly Implant Prothèses (PIP), que teve a venda proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)e foi implantado em mulheres brasileiras. Esta marca estava registrada no Brasil desde 2005, quando 34.631 unidades foram importadas e 25 mil usadas. As próteses restantes serão analisadas pela Anvisa. Análises feitas na França encontraram silicone diferente do aprovado para uso nas próteses e causaram a proibição. A Anvisa informa que não tem registros de rompimentos destas próteses no Brasil.
Folha de São Paulo,C13, 07/04/2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

PRÓTESE DE SILICONE FRANCESA GERA "RECALL"

A ANVISA PROÍBE A VENDA DE IMPLANTE DA MARCA POLY, QUE APRESENTA ALTO RISCO DE VAZAMENTO.
QUEM FEZ IMPLANTES COM ESSE MATERIAL DEVE PROCURAR SEU MÉDICO PARA AVALIAÇÃO.
Leia mais em: www.isaude.net/.../anvisa-suspende-comercialização-de-implantes-mamarios-franceses

sexta-feira, 2 de abril de 2010

LINFEDEMA - Para as pacientes submetidas a mastectomia, é importante saber mais sobre a possibilidade de desenvolver o linfedema, inchaço que pode acometer o braço do lado operado. Saiba mais: www.unaccam.org
Quanto mais diferente
de mim alguém é,
mais real me parece,
porque menos depende
da minha subjetividade.
Fernando Pessoa